Com as escolas fechadas desde a metade de março por causa do coronavírus, o IPE Saúde renovou pela segunda vez a validade da carteirinha de dependente para estudantes filhos de servidores públicos. Até 31 de agosto, quem já é segurado não precisará apresentar comprovante de matrícula em estabelecimento de ensino para ter acesso aos serviços oferecidos pelo plano de saúde.
O presidente da instituição, Marcus Vinícius de Almeida, já havia autorizado a prorrogação de 30 de março para 30 de maio. Com a previsão de que as escolas só começarão a ser reabertas a partir de julho, o IPE renovou a prorrogação, já que a maioria dos estudantes de escolas e universidades públicas e privadas não conseguiria emitir o atestado de matrícula.
— Corremos o risco de renovar o plano para dependentes que não estão estudando, por terem concluído o curso ou desistido, mas é um risco calculado que o gestor precisa correr. A prorrogação evitará com que cerca de 50 mil estudantes percam o plano de saúde nesse período de pandemia — justifica o presidente.
Normalmente, a renovação é feita a cada início de semestre letivo. O procedimento é destinada a filhos ou enteados de segurados com idade entre 18 e 24 anos incompletos, que podem ser dependentes do IPE Saúde, mas precisam realizar a renovação semestral para garantir a manutenção do benefício. Para isso, é necessário que sejam solteiros e não vivam em união estável. O benefício estende-se ao tutelado e o menor sob guarda, nas mesmas condições, desde que comprovada dependência econômica do segurado.
A renovação automática é válida apenas para aqueles que já são habilitados como dependentes estudantes. Para estrear na condição de dependente estudante é preciso enviar e-mail para atendimento@ipesaude.rs.gov.br, com a seguinte documentação digitalizada: atestado de matrícula atualizado, RG e CPF do dependente e RG e CPF do titular e cartão do IPE Saúde do servidor.