O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Seis dos oito deputados que defendem a permissão para ampliar o número de pessoas permitido em atividades religiosas no Estado se reuniram em videoconferência com o governador Eduardo Leite nesta segunda-feira (20). O objetivo inicial do grupo era que o governo autorizasse que as igrejas recebessem até 25% de sua capacidade, em vez da regra atual, que permite, no máximo, 30 fiéis.
Entretanto, como alguns municípios já editaram decretos flexibilizando a abertura dos templos para até 30% da capacidade, os deputados alteraram o percentual pleiteado.
Conforme a deputada Franciane Bayer (PSB), que participou da reunião com Leite, o governador sinalizou que decidirá sobre o pedido até a quarta-feira (22) e uma eventual mudança no regramento deve passar a valer a partir de maio, quando Leite terá de editar um novo decreto sobre as atividades comerciais.
— Dentro da igreja, se consegue manter a limpeza e o distanciamento com mais ordem do que no comércio — argumenta a deputada.
Além de Franciane, acompanharam a videoconferência os deputados Airton Lima (PL), Elizandro Sabino (PTB), Sergio Peres (Republicanos), Tiago Simon (MDB) e Ruy Irigaray (PSL). Os deputados Elton Weber (PSB) e Eric Lins (DEM) também integram o grupo, formado integralmente por parlamentares cristãos.