O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
O ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati assinou ficha de filiação ao PTB nesta segunda-feira (30). Fortunati voltou há 10 dias de Lisboa, onde fazia mestrado em Ciência Política, e, conforme a coluna adiantou, é assediado para concorrer novamente a prefeito nas próximas eleições.
O ato de filiação foi fechado ao público devido às restrições pela pandemia do coronavírus. Fortunati sublinhou que o PTB está "no campo político em que sempre atuou" e disse que a esposa, Regina Becker, que é secretária estadual do Trabalho e Assistência Social, foi a principal incentivadora de sua entrada no partido.
— Não significa que serei candidato. Se não me filiasse agora (prazo de seis meses anterior às eleições), estaria fora de um eventual processo eleitoral. Mas não é momento para tratar disso. Pode ser até que a eleição de outubro seja adiada — disse Fortunati.
No discurso, o ex-prefeito declarou que discutirá internamente com o PTB sobre a candidatura, e deixou em aberto a possibilidade de apoiar outro candidato.
Além de Fortunati e Regina, participaram do ato de filiação o presidente municipal do PTB, Éverton Braz, o líder da bancada na Câmara Municipal, Cassio Trogildo, e o deputado federal Mauricio Dziedricki.