O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Após votarem os projetos emergenciais do governo do Estado para prevenção ao avanço do coronavírus, os deputados estaduais aprovaram, nesta quinta-feira (19), a possibilidade de votações virtuais pelos próximos 30 dias. Por decisão da Mesa Diretora, todas as sessões plenárias até o dia 31 de março foram suspensas, assim como as reuniões de comissões técnicas.
O projeto de resolução que prevê o uso do sistema online em situações emergenciais foi apresentado pela Mesa e indica que o período pode ser prorrogado em caso de necessidade. O texto determina que o processo de votação em ambiente virtual seja adotado mediante acordo de líderes sobre a pauta a ser deliberada.
No início da sessão plenária, o presidente da Assembleia Legislativa, Ernani Polo (PP), explicou que os mecanismos para adoção do procedimento estão sendo providenciados pela equipe técnica do Legislativo.
A Mesa autorizou ainda a adoção do sistema de rodízio de colaboradores, terceirizados e estagiários, em turnos alternados e sem prejuízo salarial.
Além das propostas para o combate à covid-19, os deputados também aprovaram um projeto de decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul.