O jornalista Paulo Egídio colabora com a colunista Rosane de Oliveira, titular deste espaço.
Líder do MDB na Assembleia, o deputado Fábio Branco será o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) em 2020. Branco assumirá o comando do colegiado no lugar do colega de partido Edson Brum. A troca foi decidida durante reunião da bancada, nesta terça-feira (4).
A comissão é considerada a mais importante do Legislativo, porque todos os projetos do governo e de deputados precisam ser aprovados na CCJ para continuar tramitando. Além de avaliar questões técnicas e jurídicas, o colegiado composto por 11 deputados decide se as propostas são adequadas ao texto constitucional.
— Nosso partido tem uma sistemática em que, a cada ano, discute as funções de cada um dos deputados. O deputado Edson Brum fez um trabalho muito bom, deu agilidade nos processos, e pretendemos dar continuidade — disse Branco.
Com a troca, Vilmar Zanchin assumirá a liderança da bancada emedebista. Brum, por sua vez, continua com assento na CCJ. Pelo acordo entre as bancadas, o MDB ocupará a presidência da comissão durante toda a legislatura.
Outros dois integrantes do partido presidirão comissões da Assembleia. Sebastião Melo assume a presidência da Comissão de Economia no lugar do colega de partido Tiago Simon, que presidirá a Comissão de Ética.