Mãe de Benício, cinco meses, terceiro filho do prefeito Nelson Marchezan, a advogada Tainá Vidal tornou-se nos últimos meses uma figura onipresente nas atividades que envolvem a área social em Porto Alegre. Ontem, participou de pedalada em defesa da doação de órgãos:
– Aprendi que um doador pode salvar oito vidas. Precisamos conscientizar as pessoas de que não basta serem doadoras de órgãos: é preciso informar à família.
Marchezan não participou porque está com o braço imobilizado, depois de se submeter a uma cirurgia. Coube a Tainá representar o prefeito, a quem chama de “Marque”, no ato organizado pela ONG Via Vida.
Como ainda está em licença-maternidade, a primeira-dama se divide entre os cuidados com o filho, as campanhas da prefeitura e o escritório de advocacia. Para cuidar do bebê, Tainá conta com a ajuda valiosa da mãe, professora aposentada. Depois do Setembro Verde, a família Marchezan vai se dedicar ao Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. O prefeito, a mulher e o filho gravaram vídeo em apoio à campanha. Para não ficar apenas na figuração, Tainá vem tendo aulas com técnicos da Secretaria Municipal da Saúde.
A primeira-dama também está engajada na campanha de doação de brinquedos para o Dia da Criança.
Promotores vigilantes
A comissão criada pelo Ministério Público para analisar as mudanças propostas pelo governador Eduardo Leite no Código Ambiental devem produzir um relatório até o final desta semana.
Segundo o procurador para Assuntos Institucionais, Marcelo Dornelles, o Ministério Público teve acesso a uma minuta do projeto há três semanas, mas só recebeu a versão final às 11h de sexta-feira passada.
Há pontos que devem ter aprovação por consenso, como a atualização monetária das multas ambientais, mas os promotores querem analisar linha por linha para ter certeza de que não haverá retrocesso.
Para entender o valor da perícia
O 22º aniversário do Instituto-Geral de Perícias (IGP) será celebrado hoje com uma comemoração nada convencional.
Para ressaltar a importância da perícia, a partir das 17h30min, no Palácio Piratini, serão apresentados os laudos periciais referentes à morte de Maria Luiza Haüssler, em 18 de agosto de 1940. O caso deu origem à chamada Lenda da Noiva da Lagoa dos Barros.
Os documentos referentes à perícia do caso estiveram desaparecidos por décadas, até serem encontrados recentemente.
O evento terá atrações artísticas e literárias, exibição de vídeos e a discussão técnica das perícias realizadas no caso que virou lenda.
Voto impresso
Depois de alimentar teorias conspiratórias de norte a sul na eleição de 2018, o voto impresso saiu do radar dos que duvidavam da urna eletrônica. Não será surpresa se o debate reaparecer na campanha de 2020, sem qualquer efeito prático.
De mulher para mulher
Apesar de o governador de São Paulo, João Doria, ter feito acenos na direção do ex-prefeito Eduardo Paes (DEM), de olho na eleição presidencial de 2022, o PSDB lançou no fim de semana uma mulher para concorrer à prefeitura do Rio. Mariana Ribas, ex-secretária da Cultura de Marcelo Crivella, tem o apoio do PSDB Mulher, comandado pela ex-governadora Yeda Crusius.
Na reunião dos tucanos no Rio, Yeda reencontrou outras três ex-ministras tucanas (foto): Wanda Engel (Assistência Social), Aspásia Camargo (adjunta do Meio Ambiente) e Solange Jurema (Mulheres).
– Em tempos de polarização, briga e intolerância, o olhar e a sensibilidade da mulher serão cruciais para o Brasil avançar – aposta Yeda.