Jornalista formada pela PUCRS, colunista de Política de ZH e apresentadora do programa Gaúcha Atualidade, na Rádio Gaúcha.

Contas públicas

Fiergs apoia congelamento do orçamento do Estado para 2020

Projeto da LDO proposto por Eduardo Leite foi aprovado pela Assembleia em julho, mas suspenso nesta terça pela Justiça

Reunida na noite desta terça-feira (20), a diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) decidiu manifestar apoio ao projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) proposto pelo governador Eduardo Leite e aprovado pela Assembleia Legislativa, que prevê o congelamento de gastos para todos os poderes em 2020.

A posição da entidade foi transmitida pelo presidente em exercício, Ricardo Sessegolo. Ele elogiou a proposta do governo estadual de indicar um “orçamento realista” para o próximo ano.

— Orçamento não é peça de ficção. É preciso estar ajustado à realidade, pois só assim poderemos beneficiar a sociedade gaúcha — disse Sessegolo.

A LDO de 2020 foi aprovada em julho pela Assembleia, com previsão de déficit de R$ 4,3 bilhões. Na tarde desta terça, o Tribunal de Justiça (TJ) atendeu a um pedido do Ministério Público (MP) e, em liminar, suspendeu o congelamento do orçamento de 2020.

Na ação, o MP justificou que o congelamento fere a autonomia financeira e orçamentária dos demais poderes.

O governo do Estado deverá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a decisão do TJ.

Ainda não é assinante? Assine GaúchaZH e tenha acesso ilimitado ao site, aplicativos e jornal digital. Conteúdo de qualidade na palma da sua mão.   

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Gaúcha Hoje

05:00 - 08:00