Na mesma semana em que vieram à tona mensagens atribuídas ao agora ministro Sergio Moro, e que fizeram o Planalto ficar em estado de alerta, o governo anunciou mais uma baixa: a do general Carlos Alberto dos Santos Cruz da Secretaria de Governo da Presidência. Ao que tudo indica, foi demitido por não agradar às pessoas mais próximas do presidente Jair Bolsonaro, em especial ao filho Carlos.
Em sua carta de despedida distribuída à imprensa, o primeiro militar a ser demitido da Esplanada pode ter soado irônico ao desejar ao presidente “e seus familiares, saúde, felicidade e sucesso”. Bolsonaro estava disposto a demiti-lo desde maio, quando recebeu imagem de conversa atribuída a Santos Cruz em que chama de desequilibrado o vereador do Rio de Janeiro. O general, embora tenha admitido a interlocutores que tem dificuldades de relacionamento com Carlos, diz que as mensagens não foram enviadas por ele e que o “print” a que Bolsonaro teve acesso é uma montagem.
Santos Cruz também era alvo preferencial dos ataques do ideólogo Olavo de Carvalho, que critica os ministros militares sempre que tem a oportunidade. Sua demissão é mais uma vitória dos olavistas, que preenchem boa parte dos cargos na Esplanada.
A demissão do ex-ministro da Educação, Ricardo Velez, também foi apoiada pelo morador de Virgínia (EUA). Agora, o militar com maior influência no Planalto é o chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, um dos mais próximos de Bolsonaro.
Aparentemente, se dependesse de Carlos, de Olavo e de Bolsonaro, além de Santos Cruz, o vice-presidente Hamilton Mourão também seria exonerado. Como foi eleito, general Mourão continua no cargo, mas foi isolado estrategicamente. Informou à jornalista Andreia Sadi, da Globo News, por exemplo, que ficou sabendo da demissão de Santos Cruz pela imprensa.
Embora tenha sofrido uma baixa, a ala militar continua com o mesmo número de integrantes. Na Secretaria de Governo, entra agora o General Ramos, comandante do Comando Militar do Sudeste, amigo de longa data do presidente.