Quem circula pelo 8º andar do prédio da Assembleia Legislativa se surpreende ao ver um mostrador de sapatos, na entrada do gabinete do deputado Dalciso Oliveira (PSB). Expor calçados produzidos no Estado foi a forma que Dalciso encontrou para reforçar seu compromisso com o setor.
— Os gabinetes são horríveis. Como tenho uma fábrica e um escritório, entendi que precisava valorizar o gabinete. Nosso lema é valorizar e incentivar a indústria — justifica.
Se depender da pressão do deputado, que é aliado do Piratini, o governador Eduardo Leite terá que reduzir o ICMS dos coureiro-calçadistas. Ele argumenta que, no atual patamar, os produtos gaúchos não são competitivos nacionalmente:
— Ou (o governador e a Secretaria da Fazenda) atendem a demanda ou o Estado vai deixar de produzir calçado. Vamos perder o pouco que ainda temos.
Apesar de estar no Partido Socialista Brasileiro (PSB), Oliveira rejeita o título de socialista e diz que não fala sobre ideologia:
— Apesar de eu estar em um partido que não tem um histórico voltado para isso, eu tenho um histórico voltado para a iniciativa privada. Me sinto um cara que trabalha por um Estado leve e eficiente, que incentiva quem gera renda e emprego. Não trabalho com ideologia.
O deputado de primeiro mandato apresentou duas propostas até o momento, ambas voltadas para a defesa do setor.