Das 10 fundações, uma companhia e uma autarquia que tiveram suas extinções aprovadas na Assembleia, há dois anos, só seis entidades tiveram o processo efetivamente concluído. É o caso das fundações de Economia e Estatística (FEE), de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), de Tradição e Folclore (FIGTF), de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) e a de Esporte e Lazer (Fundergs), além da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH).
Os funcionários da FEE foram incorporados à pasta de Planejamento para que as atividades sejam mantidas, embora o cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) esteja sendo feito pela Fipe. Já os da SPH foram cedidos para a Superintendência do Porto de Rio Grande. Servidores das outras fundações completamente extintas também foram direcionados a diversas secretarias.
A FDRH, que cuidava dos contratos de estagiários do governo e administrava os concursos públicos, e a Corag, que imprimia o Diário Oficial, tiveram suas atividades encerradas, mas ainda está pendente o processo administrativo para a conclusão de suas extinções no papel. Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a Cientec teve seus trabalhos finalizados, mas a extinção oficial não ocorreu devido à decisão liminar da Justiça.
O impedimento judicial também atinge as fundações Piratini e Zoobotânica. As atividades da TVE, ligada à Piratini, agora estão sob o comando da Secretaria da Comunicação, mas o que barra a extinção por completo é uma decisão que impede a baixa no cartório de pessoas jurídicas. Na Zoobotânica, que, entre outras atribuições, cuida do Jardim Botânico e do Zoológico, o decreto de encerramento de atividades foi suspenso judicialmente, impedindo a total absorção das atividades pela Secretaria do Meio Ambiente.
A Metroplan, que cuidava do transporte público metropolitano, está com processo de extinção em curso, mas seus funcionários continuam atuando.
O governo que entra em 2019 terá de dar continuidade ou não aos processos. O futuro governador Eduardo Leite se manifestou em favor do trabalho que a FEE desempenhava, mas não disse oficialmente qual o seu plano para a fundação e para seus funcionários.