Qual o impacto eleitoral da decisão da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) de confirmar a condenação e aumentar a pena do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava-Jato?
Como o mercado reage ao placar de 3 a 0 na votação?
No vídeo acima, Rosane de Oliveira, Daniel Scola, Marta Sfredo e Débora Cademartori analisam os reflexos do julgamento em Porto Alegre.
Condenação confirmada
Nesta quarta-feira (24), o TRF4 confirmou a condenação contra Lula por corrupção e lavagem de dinheiro no mais emblemático processo da Lava-Jato. A decisão, por três votos a zero, além de colocar em risco a candidatura presidencial do petista e deixá-lo à mercê de uma ordem de prisão, aumentou a pena estipulada pelo juiz Sergio Moro – de nove anos e seis meses – para 12 anos e um mês de cadeia, em regime fechado.
A condenação é referente à denúncia na 13ª Vara Federal de Curitiba por supostamente ter recebido propina da construtora OAS em troca de favorecimentos à empreiteira em contratos na Petrobras. O suborno, no total de R$ 3,7 milhões, teria sido pago com a aquisição e reforma de um triplex no Guarujá (SP) e com o custeio do armazenamento de seu acervo presidencial.