Na linha pragmática que pauta as conversas sobre alianças eleitorais, o PTB quer ter o ex-prefeito José Fortunati a seu lado, caso saia do PDT, mas filiado a outro partido. Fortunati chegou a ser convidado por integrantes do PTB de Porto Alegre a se filiar, mas o presidente estadual, Luiz Carlos Busato, prefeito de Canoas, diz que prefere vê-lo no Partido da República (PR).
– Já temos nosso candidato a governador, o delegado Ranolfo Vieira Jr. Não podemos almejar dois cargos na chapa majoritária. Fortunati pode ter nosso apoio para o Senado, mas se for candidato por outro partido.
O sonho de consumo do PTB é fazer aliança com o PP e o PR e ter a senadora Ana Amélia Lemos apoiando Ranolfo.
Nesta quarta-feira, Fortunati almoçou com a cúpula do PTB, a convite do diretório metropolitano. Depois do almoço, elogiou o partido, que foi o mais fiel aliado de seu governo na prefeitura, e confirmou ter sido sondado até para concorrer a governador.
Busato diz que, se houve convite para concorrer ao Piratini, foi iniciativa individual de algum vereador: a direção estadual está fechada com Ranolfo.
O destino de Fortunati será selado na segunda-feira, quando o PDT reúne a executiva para definir a pauta do encontro de 13 de dezembro. Se a escolha do candidato ao Senado ficar de fora, o ex-prefeito tomará outro rumo.