Primeiro grande partido no Rio Grande do Sul a realizar sua pré-convenção para escolher candidato, o PDT indicará nesta quinta-feira (5), oficialmente, o nome do ex-prefeito de Canoas Jairo Jorge para a disputa ao Palácio Piratini em 2018.
A estratégia é calculada para ganhar espaço no cenário eleitoral de 2018 e neutralizar resistências internas. O movimento lembra o que o PT fez em 2009, antecipando o lançamento de Tarso Genro, que acabou eleito no primeiro turno em 2010.
O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes, e o presidente da legenda, Carlos Lupi, também participam da pré-convenção, marcado para as 19h, na Câmara de Porto Alegre.
Sem espaço para concorrer ao governo do Estado dentro do PT, Jairo entrou para o PDT em dezembro predestinado à disputa majoritária.
O ex-prefeito diz que lançar a pré-candidatura antes dos outros partidos “facilita a busca por alianças, que devem ser priorizadas no campo centro-esquerda”. A mira está no PSB, que atualmente é fiel ao governo de José Ivo Sartori.