Os brasileiros têm três opções para lidar com o esqueleto da delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional da Petrobras:
1. Não acreditar em nada do que ele diz. Aí a delação perde o sentido, já que o delator só tem os benefícios da “colaboração” se suas informações contribuírem para elucidar os crimes;
2. Acreditar em tudo o que Cerveró diz. Isso significa tomar como verdadeira tanto a afirmação de que repassou dinheiro sujo da Petrobras para a campanha de Jaques Wagner ao governo da Bahia, em 2006, quanto a de que a compra da petrolífera argentina Pérez Companc envolveu uma propina de US$ 100 milhões ao governo Fernando Henrique Cardoso;
3. Acreditar apenas na parte que lhe convém. Que Cerveró fala a verdade quando menciona o seu adversário e mente descaradamente quando aponta os podres do partido da sua simpatia.
Após mensagens, CPI dos fundos de pensão quer convocar Jaques Wagner
Operador do mensalão propõe acordo de delação premiada na Lava-Jato, diz jornal
As informações sobre o conteúdo da delação de Cerveró constam em documento apreendido no gabinete do senador Delcídio Amaral (PT-MS), ex-líder do governo no Senado, preso há um mês e meio. Não é a delação premiada em si, mas um resumo das informações que Cerveró prestou à Procuradoria-Geral da República antes de fechar o acordo de colaboração.
O ex-diretor da Petrobras não apresentou provas. Jogou óleo cru no ventilador, deixando para a Polícia Federal e para o Ministério Público refinarem as informações. As informações respingam nos governos de Fernando Henrique, Lula e Dilma Rousseff. Caberá ao próprio Cerveró detalhar as afirmações genéricas que fez e apontar as testemunhas que podem indicar quem se beneficiou de recursos desviados da Petrobras.
Fernando Henrique, Lula e Dilma têm respostas idênticas para as acusações de corrupção na Petrobras em seus governos: não sabiam de nada. Os militantes do PT usam as redes sociais para difundir as acusações contra o governo FHC, mas juram que tudo o que ele diz contra o PT é falso. Os tucanos repudiam os trechos que tratam do governo FHC, mas acreditam que tudo o que Cerveró diz dos petistas é a mais pura verdade.