Quer entender o Oriente Médio, que, nesta semana, voltou aos noticiários por conta da incrível operação que eliminou líderes do Hezbollah com explosivos implantados em pagers?
A coluna recomenda:
Uma série
"Fauda" (Caos, em árabe) - Série sensacional, disponível na Netflix, que revela a complexidade do conflito por meio das ações de uma unidade do exército de Israel, o sofrimento dos israelenses e palestinos, e as relações do grupo terrorista Hamas.
Um filme
Munique - O filme é antigo, de 2005, mas se torna muito atual diante da operação montada por Israel nesses dias, com pagers, para eliminar membros do Hezbollah. Na obra, uma missão secreta mata 11 pessoas ao redor do mundo depois que terroristas palestinos assassinam 11 atletas israelenses na Olimpíada de Munique em 1972.
Dois livros
"De Beirute a Jerusalém" - De Thomas Friedman, do The New York Times, o melhor livro para compreender as origens dos conflitos no Oriente Médio.
"Pobre nação" - De outro puro-sangue do jornalismo internacional, Robert Fisk, o livro mostra como o Líbano, conhecido outrora como a Paris do Oriente Médio, se tornou um país tampão entre Irã e Israel - além, claro, de contar as origens do Hezbollah.