O jornalista Vitor Netto colabora com o colunista Rodrigo Lopes, titular deste espaço.
O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, está buscando pessoas que atuaram como voluntários durante a enchente de maio no Rio Grande do Sul. A pesquisa desejar analisar os aspectos relacionados à saúde mental, sono, alimentação e atividade física, além do uso de álcool e outras substâncias que possam ser observados após o evento climático.
O questionário online começou a ser aplicado no fim semana e está aberto para todos que atuaram, de alguma maneira, como voluntários. Além de ter trabalhado durante o auge da crise, é necessário ter mais de 18 anos. As questões foram formuladas pelo Instituto de Pesquisa do hospital.
Para acessar o formulário, clique aqui.
— Estamos na fase de recrutamento — explica pesquisadora responsável do estudo, Priscila Zanini. — Além disso, vamos acompanhar durante os próximos meses e avaliar outras duas vezes: em seis meses depois da primeira resposta e depois, aos 12 meses — completa.
A expectativa é avaliar 4,5 mil pessoas, incluindo pessoas de todo o Rio Grande do Sul e de outros Estados, voluntárias de todas as áreas. As respostas iniciais serão coletadas até setembro.
— Pretendemos os resultados sirvam como subsídios para políticas públicas para a sociedade e ajudem a entender os efeitos da enchente — enfatiza Priscila.