Depois de vários anos sem saber a qualidade do ar que respira, moradores e visitantes de Porto Alegre finalmente terão, de novo essa informação tão relevante a seu dispor.
A prefeitura da Capital, informou, durante a COP28, a conferência do clima que ocorre em Dubai, que comprará novos equipamentos para fazer essa medição. O anúncio foi feito pelo secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.
Em um primeiro momento, os aparelhos serão instalados em bairros com maior risco de calor, identificados pelo Plano de Ação Climática. Alguns deles: Bom Jesus, Vila João Pessoa, Bom Fim e Cidade Baixa, assim como bairros com alta densidade populacional e grande fluxo de veículos, como o Centro Histórico.
Bem mais modernos do que os antigos aparelhos que a cidade já teve, esses equipametos medirão níveis de concentração de substâncias poluentes formadas por fumaça, poeira e materiais suspensos no ar de pequeno tamanho. Também serão detectados gases como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e ozônio, produzidos principalmente pela queima de combustíveis fósseis, combustão de motores a diesel e algumas atividades industriais.
Os medidores irão fornecer, por meio de um software, relatórios mensais com dados e principais horários de concentração de poluentes atmosféricos e parâmetros meteorológicos em uma plataforma de acesso público. Devem ser investidos cerca de R$ 3 milhões.