Uma das famílias de brasileiros retirados da Faixa de Gaza pediu proteção do governo federal após ter sido vítima de ataques xenófobos. Hasan Rabee, 30 anos, contabiliza mais de 200 mensagens com conteúdos de ódio nos últimos cinco dias. Ele e a família deixaram Gaza no domingo (12), no grupo que foi repatriado pelo governo brasileiro. Os refugiados chegaram a Brasília na terça-feira (14), onde foram recebidos pelo presidente Lula.
Hasan é um dos rostos mais conhecidos do grupo de 32 brasileiros repatriados por ter concedido várias entrevistas a veículos de comunicação brasileiros (ouça aqui, por exemplo, sua fala no programa Gaúcha Atualidade), enquanto estava no território em guerra. O pedido de proteção foi encaminhado nesta quinta-feira (16) por sua advogada ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e se estende a toda sua família.
Além disso, sua representante irá encaminhar ao Ministério Público de São Paulo evidências dos crimes para que sejam abertos procedimentos cíveis e criminais.
Até esta tarde, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania não havia respondido ao pedido encaminhado pela defesa de Hasan.