Foi publicado nesta sexta-feira (18) pela Justiça Eleitoral o edital a respeito da nova totalização de votos da eleição municipal de 2020 em Porto Alegre.
Com a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRS-RS) de cassar o mandato do vereador Alexandre Bobadra (PL) por abuso de poder, na terça-feira (15), cabe, agora, a 160ª Zona Eleitoral fazer a nova contagem de votos para definir qual partido terá direito a ocupar a vaga. O sistema, assim como nas eleições, é eletrônico.
O edital é assinado pelo juiz eleitoral Roberto Behrendorf Gomes da Silva. Ele convoca, no documento, os representantes do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e fiscais dos partidos políticos e coligações a estarem presentes na próxima quarta-feira (23), às 14h, na sede da 160ª zona eleitoral (Centro Histórico) para processar a nova totalização de votos.
Nos últimos dias, na Câmara Municipal, houve intensos cálculos e recálculos para se tentar chegar a uma previsão. O nome do novo integrante do Legislativo de Porto Alegre depende de duas variantes: os quocientes eleitoral e partidário. Embora algumas estimativas apontem para a possibilidade de o PSOL ficar com a cadeira de Bobadra (com Fran Rodrigues), há grandes chances de a vaga permanecer com o PSL (atual União Brasil), o que daria o mandato a Cláudio Conceição.