Foi publicado nesta sexta-feira (3) o nome do delegado federal gaúcho Luiz Fernando Corrêa como o novo diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O órgão passa por reformulação no governo Lula e sai do escopo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e passa ao comando da Casa Civil, sob responsabilidade do ministro Rui Costa.
O nome de Corrêa na Abin havia sido antecipado pela coluna na quinta-feira (2). Sua indicação ainda será analisado pelo Senado.
As mudanças na Abin estão no bojo da desconfiança de Lula em relação à atuação dos militares nos ataques de 8 de janeiro em Brasília. A Abin foi um dos órgãos utilizados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para questionar a transparência das urnas eletrônicas durante o processo eleitoral. À época, o GSI era comandado pelo general Augusto Heleno, um homens mais próximos de Bolsonaro.
Sob nova direção, caberá à Abin monitorar grupos extremistas em redes sociais.
Luiz Fernando Corrêa foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul entre 2001 e 2003. Foi o responsável também pela segurança nos Jogos Olímpicos, de junho de 2011 a setembro de 2016, e secretário Nacional de Segurança de 2003 a 2007. Atuou como diretor-geral da PF de setembro de 2007 a janeiro de 2011. Ele é bacharel em Direito pela Fundação Universidade do Rio Grande e MBA Gestão em Política de Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas.