O delegado federal gaúcho Luiz Fernando Correa, ex-diretor-geral da Polícia Federal, deve ser o novo comandante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin).
Foi publicado nesta quinta-feira (2) no Diário Oficial da União o decreto que transfere a Abin para a Casa Civil, comandada pelo ministro Rui Costa. A agência de inteligência estava sob a guarda do Gabinete de Segurança Institucional, o GSI, comandado pelo general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias.
Essa medida vem a partir dos atos extremistas de 8 de janeiro, é uma tentativa de desmilitarizar a Abin, e é uma tentativa de amenizar a desconfiança de Lula sobre bolsonaristas no governo. Em café da manhã com jornalistas, no Planalto, o presidente chegou a afirmar que as portas do palácio do palácio haviam sido abertas por dentro.
Luiz Fernando Correa foi chefe da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul entre 2001 e 2003. Foi o responsável também pela segurança nos Jogos Olímpicos, de junho de 2011 a setembro de 2016, e secretário Nacional de Segurança de 2003 a 2007. Atuou como diretor-geral da PF de setembro de 2007 a janeiro de 2011. Ele é bacharel em Direito pela Fundação Universidade do Rio Grande e MBA Gestão em Política de Segurança Pública pela Fundação Getúlio Vargas.