O Brasil teria superado os Estados Unidos no total de adultos (pessoas com mais de 18 anos) vacinados com ao menos uma dose contra a covid-19. Segundo o site do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) americano, o país registra nesta sexta-feira (13) 71,3% da população adulta imunizada com uma injeção.
O dado de Brasil não é tão específico. O site Localiza SUS, do Ministério da Saúde, tem duas informações: o quanto de vacinas confirmadas no painel e o quanto ainda está em vias de registro.
Há 7 milhões de doses que já foram aplicadas e ainda não estão registradas no Localiza SUS. Esse total é o que faz a diferença para se saber se o Brasil já superou ou não os EUA.
Os dados do Localiza SUS nesta sexta-feira (13) contabilizam 70,6% da população adulta vacinada com ao menos uma dose - o que ficaria abaixo do total de adultos brasileiros. Mas, se forem considerado os 7 milhões a mais, esse índice sobe para 74% dos adultos imunizados com uma dose, superando os americanos.
Esse percentual é estimado, uma vez que não detalha se nesse montante estão pessoas que se vacinaram com uma dose, com duas doses ou com dose única (do produto da Janssen).
Nas últimas semanas os Estados Unidos têm registrado uma estagnação da imunização, conforma a coluna mostrou aqui. Diante da dificuldade de avançar em algumas regiões americanas, a coluna antecipou que é muito provável que o Brasil supere os EUA, até pela cultura brasileira, mais acostumada a campanhas de imunização e à capilaridade do Sistema Único de Saúde (SUS), algo que os americanos não têm.
Conforme dados do Our World in Data, da Universidade de Oxford, em termos absolutos, com proporcionalmente a população adulta dos EUA é menor, o Brasil ainda está atrás tanto em primeira quanto em segunda dose.
Os americanos registram 58,76% da população vacinada com ao menos uma dose, enquanto os brasileiros contabilizam 54,64%. Com relação ao total da população completamente imunizada (com as duas doses ou com a dose única da Janssen), os EUA pontuam 50,04% da população, contra 22,66% do Brasil.