Os EUA armados e divididos
Grupos pró-armas deram uma incrível demonstração de força na segunda-feira (20) ao marcharem pelas ruas de Richmond, na Virgínia (EUA), contra a política do governador democrata que deseja limitar o acesso a arsenais. Foi um indicativo da polarização da sociedade americana que se prepara para a corrida eleitoral.
Caravana de imigrantes
Uma nova caravana de migrantes tenta cruzar a fronteira entre a Guatemala e o México rumo aos Estados Unidos. Na segunda-feira (20), eles foram contidos por policiais mexicanos que usaram gás lacrimogêneo para barrá-los. Os cerca de 200 migrantes que conseguiram cruzar a fronteira foram detidos.
Vitória de Trump
O presidente Donald Trump foi o grande vencedor da primeira sessão do processo de impeachment no Senado. Republicanos conseguiram, na terça-feira (21), barrar o pedido dos democratas por novos depoimentos e pelo acréscimo de documentos ao caso.
Um ano de Guaidó
Na quinta-feira (23), a tentativa de revolução pretendida por Juan Guaidó na Venezuela completou um ano. O líder da oposição, que se autoproclamou presidente em 23 de janeiro de 2019, foi recebido em Davos, durante o Fórum Econômico Mundial, como chefe de Estado. Não se sabe o que ocorrerá quando tentar voltar a seu país – uma ordem que o proibia de deixar o território, sob pena de ser preso.
EUA x Greta
O Fórum Econômico Mundial, em Davos, foi marcado por debates em torno do ambiente. A jovem ativista Greta Thunberg pediu a suspensão imediata dos investimentos em combustíveis fósseis. Ouviu do secretário do Tesouro americano, Steven Mnuchin, na quinta-feira (23), que ela deveria "primeiro estudar Economia na universidade" para depois "voltar e explicar" seu pedido.
Alerta na saúde
O mundo entrou em alerta devido ao coronavírus, que matou pelo menos 26 pessoas na China até sexta-feira (24). Há mais de 800 casos confirmados no país. O governo comunista isolou cerca de 20 milhões de pessoas na região de Wuhan. A Disney de Xangai e a Grande Muralha foram fechados por precaução. Festas populares que estavam previstas para a celebração do Ano Novo chinês foram canceladas.