Vitória de Trump
A investigação conduzida pelo procurador especial Robert Mueller não encontrou evidências de que a campanha de Donald Trump agiu em conluio com a Rússia para interferir nas eleições de 2016, nos Estados Unidos.
As principais conclusões de Mueller, enviadas ao Congresso americano e tornadas públicas no domingo (24) pelo secretário de Justiça, William Barr, levaram alívio à Casa Branca.
Sem beijo
Repercutiu nas redes sociais a imagem do papa Francisco, que, na segunda-feira (25), recolheu a mão diante de fiéis que estavam tentando beijar seu anel, durante cerimônia em Loreto, na Itália.
Segundo o Vaticano, ele fez isso por uma questão de higiene e para evitar a disseminação de germes entre os fiéis.
Oposição acuada
O líder opositor da Venezuela Juan Guaidó está proibido de ocupar cargos públicos por 15 anos. O anúncio foi feito na quinta-feira (28). Segundo a Justiça do país, o autoproclamado presidente não explicou a origem de fundos que utilizou para pagar por viagens ao Exterior desde que ele tomou posse na Assembleia Nacional e que seus rendimentos seriam incompatíveis com seus gastos.
Novo apagão
Diversas regiões da Venezuela, incluindo a capital, Caracas, ficaram sem energia elétrica na segunda-feira (25), no segundo apagão no país em 20 dias. Ao menos 17 dos 23 Estados venezuelanos sofrem de alguma forma com a falta de abastecimento.
Aviões russos
A chegada de aviões russos com militares à Venezuela, no sábado (23), provocou preocupação entre governantes que exigem a saída de Nicolás Maduro do poder. Na quarta-feira, Donald Trump pediu que a Rússia retire seus militares do país e disse que "todas as opções" estão em aberto para que isso ocorra.
O chanceler brasileiro, Ernesto Araújo, declarou que se militares russos estão na Venezuela para manter Maduro no poder, deveriam deixar o país.
Tragédia em Moçambique
O número de casos confirmados de cólera em Beira, cidade portuária de Moçambique atingida por um ciclone, saltou de cinco para 138 nesta sexta-feira (29). O governo e agências de assistência estão lutando para conter a proliferação da doença entre as dezenas de milhares de vítimas da tempestade.
O número de mortos já passa de 490. Nesta sexta-feira, o ministro Sergio Moro autorizou o envio de integrantes da Força Nacional ao país para auxílio no resgate.
Não ao Brexit
Pela terceira vez, o parlamento britânico rejeitou nesta sexta-feira (29) um acordo para saída pacífica do Reino Unido da União Europeia. O país caminha para um divórcio litigioso. A primeira-ministra Theresa May deve renunciar ao cargo.