Na terça-feira, Michael Cohen, advogado de Donald Trump por uma década, se declarou culpado de oito acusações e revelou que, a pedido do então candidato, em 2016, pagou pelo silêncio de duas mulheres, atriz pornô Stormy Daniels, e a modelo da Playboy Karen McDougal. O objetivo era ocultar os casos extraconjugais.
O depoimento, parte de um acordo com a Justiça, provocou uma tempestade política em Washington. Em seis pontos, entenda a razão:
1 - O que o advogado disse?
Michael Cohen assumiu cinco crimes de sonegação fiscal entre 2012 e 2016, um de fraude bancária e dois delitos de violação da lei de financiamento de campanhas eleitorais. Mas, acima de tudo, surpreendeu a todos ao indicar que, ao fazer esses pagamentos, agiu "em coordenação e sob a direção de um candidato a um cargo federal". No caso, Donald Trump.
— Eu atuei com o objetivo de influenciar as eleições — disse Cohen ao juiz, em uma declaração que coloca Trump em risco legal.
2 - E o ex-chefe de campanha de Trump?
Paralelamente ao caso de Cohen, um tribunal da cidade de Alexandria declarou culpado o ex-chefe de campanha de Trump, Paul Manafort, por oito de 18 acusações, entre elas fraude fiscal, bancária e omissão de declaração de contas bancárias no Exterior.
3 - Esses casos têm a ver com o suposto envolvimento com os russos?
Nenhum dos casos está relacionado com a investigação feita pelo promotor especial Robert Mueller sobre a suposta articulação entre a campanha de Trump e o governo russo em 2016. Este é outro assunto. Mas tanto Cohen e Manafort enfrentam acusações também nessa investigação.
4 - Quem sai ganhando?
A condenação de Manafort e a declaração de culpa e Cohen, no entanto, dão força ao promotor Robert Mueller, que pode concluir a investigação a qualquer momento. mas também é cada vez mais provável que, após confissão, Cohen também testemunhe no caso do suposto envolvimento russo na eleição.
5 - Quem são as mulheres?
Stormy Daniels, aos 39 anos, é uma premiada atriz pornô americana, nascida em Baton Rouge, Estado da Louisiana. Começou na indústria de filmes adultos em 2002, em Los Angeles. Fez mais de cem filmes. Também foi modelo de revistas masculinas como a FHM, Playboy, Hustler, Penthouse, entre outras.
Karen McDougal, 47 anos, natural de Merrillville, Estado de Indiana, é modelo e atriz. Ficou famosa pelas fotos na Playboy como playmate do mês de dezembro de 1997 e playmate do ano de 1998.
6 - O que diz Trump?
No Twitter, afirmou nesta quarta-feira: "Eu me sinto muito mal por Paul Manafort e sua família maravilhosa. A 'Justiça' tomou um caso tributário de 12 anos, entre outras coisas, aplicou uma pressão enorme sobre ele e, ao contrário de Michael Cohen, negou-se a 'ceder': inventar histórias para obter um 'acordo'. Muito respeito por um homem corajoso!".
Em outro tuíte, afirmou: "Michael Cohen se declara culpado de duas acusações de violação do financiamento de campanha que não são um delito. O presidente Obama teve uma grande violação do financiamento de campanha e isso foi facilmente resolvido!", acrescentou.
A campanha de Barack Obama de 2008 pagou uma multa de US$ 375 mil em 2013 por violações das regras eleitorais para contribuições feitas 20 dias antes da eleição, que deveriam ter sido reportadas dentro de 48 horas.