Um dia depois de sofrer um ataque em sua Redação, o jornal Capital Gazette, de Annapolis, Estado de Maryland (Estados Unidos), deixou uma página em branco em sua edição impressa desta sexta-feira como homenagem aos cinco profissionais mortos . "Hoje, estamos sem palavras", diz o jornal.
Era a página de opinião e editoriais. Entre os mortos, há quatro jornalistas e uma assistente de vendas.
"Amanhã, esta página irá retornar ao seu firme propósito de oferecer a nossos leitores opinião informada sobre o mundo ao seu redor, para que eles sejam cidadãos melhores", informa o texto.
Todas as outras páginas do jornal estão repletas de reportagens, inclusive várias sobre o crime ocorrido na própria Redação, reportado por 10 jornalistas, que assinam o artigo da capa desta sexta-feira.
O atirador foi detido e queria "vingança" contra o veículo, segundo policiais. De acordo com o Capital, ele era Jarrod Ramos, 38 anos, que processou a publicação em 2012 por causa de um texto sobre um processo de assédio contra ele. Ramos perdeu a ação contra o jornal em duas instâncias. Nem o repórter nem o editor da história sobre o caso trabalham mais no Capital.
Entre as reportagens publicadas nesta sexta, estão duas assinadas por Wendi Winters, 65 anos, morta durante o ataque. Ela editou o caderno de entretenimento, dedicado às celebrações do Dia da Independência americana, que será comemorado no próximo 4 de julho.
Os dois feridos, a repórter Rachael Pacella e o representante de vendas Janel Cooley, passam bem e já foram liberados do hospital, de acordo com o Capital.
Os mortos
Gerald Fischman, 61 anos, estava no jornal desde 1992. "Voz inteligente e peculiar de um jornal comunitário", disse o Capital no obituário.
Rob Hiaasen, 59 anos, foi descrito como um "mentor" de jovens repórteres. Foi repórter especial do Baltimore Sun antes de ingressar no Capital como editor assistente em 2010.
John McNamara, 56 anos, era repórter de esportes. Chegou a ser editor de Notícias no Capital, mas, apaixonado por esportes, transferiu-se para o Prince George’s Journal, concorrente da organização de Annapolis. Em poucos anos, o Capital o contratou de volta. Ele trabalhava no jornal havia 24 anos.
Rebecca Smith, 34 anos, era assistente de vendas. Trabalhava no departamento comercial da publicação havia pouquíssimo tempo.
Wendi Winters, 65 anos, trabalhou com moda e relações públicas em Nova York. Mudou-se para Maryland há 20 anos e começou a trabalhar no jornal, onde fez carreira como repórter de assuntos comunitários.