Um ataque a tiros no jornal regional Capital Gazette em Annapolis, capital de Maryland e perto de Washington, nos Estados Unidos, matou cinco pessoas e deixou vários feridos nesta quinta-feira (28). A polícia de Maryland confirmou o número de mortes perto das 17h50min de Brasília (16h50min no horário local). De acordo com as autoridades, o principal suspeito foi preso e não há informações sobre outros atiradores.
Segundo a Polícia, tratou-se de um "ataque direcionado" contra o jornal, que vinha recebendo ameaças por meio de redes sociais.
— Foi um ataque direcionado contra o Capital Gazette — disse o chefe de polícia do condado de Anne Arundel, Bill Krampf, à imprensa.
Ele declarou, ainda, que é desconhecida a motivação do atirador, mas acrescentou:
— Sabemos que houve ameaças enviadas ao Capital Gazette através da mídias sociais. Estamos tentando confirmar a partir de que conta e quem as enviou.
— A situação é trágica, mas a nossa resposta foi muito eficiente, ao capturar o suspeito assim que possível — afirmou Steve Schuh, executivo do condado de Anne Arundel.
Repórter tuitou o tiroteio ao vivo
O prédio foi evacuado às 17h (de Brasília). Phil Davis, um repórter do jornal Capital Gazette, disse que várias pessoas foram baleadas dentro do prédio e escreveu no Twitter de dentro da cena do crime:
— Eu sou um repórter de polícia. Escrevo sobre essas coisas — não necessariamente sobre este evento, mas sobre tiroteios e morte — o tempo todo, mas, por mais que eu tente articular quão traumatizante é se esconder debaixo da mesa, você não sabe até estar lá e se sentir desamparado — afirmou o repórter, em entrevista ao jornal Baltimore Sun.
Krampf destacou que a Polícia encontrou um suposto artefato explosivo no prédio. Segundo o chefe de polícia, 170 pessoas foram resgatadas do local do atentado. O editor do jornal, Jimmy DeButts, revelou no Twitter estar "devastado e com o coração partido".
O ataque reavivou as lembranças de um incidente ocorrido em 2015 em Roanoke, na Virgínia, no qual dois jornalistas foram assassinados durante uma transmissão ao vivo de um canal local de TV.
— Cada ataque a tiros como este é horrível, mas um que ocorre em um local onde trabalham jornalistas é particularmente preocupante e me traz uma enxurrada de lembranças desse dia trágico para mim — disse Andy Parker, pai de uma das vítimas de Roanoke, Alison.
O governador Larry Hogan, no Twitter, escreveu: "Absolutamente arrasado ao saber dessa tragédia em Annapolis. Por favor, preste atenção a todos os avisos e fique longe da área. Orando pelos que estão no local e pela nossa comunidade", completou.
O presidente Donald Trump escreveu no Twitter após ser informado sobre o tiroteio. "Meus pensamentos e orações estão com as vítimas e suas famílias. Obrigado a todos os primeiros socorros que estão atualmente no local".
O jornal Capital Gazette pertence ao Baltimore Sun e atende ao condado de Anne Arundel e às cidades de Annapolis e Kent Island. A empresa também publica jornais de bairro, como o Bowie Blade-News e o Crofton-West County Gazette. É considerado um dos periódicos mais antigos dos EUA, fundado pelo britânico William Parks em 1727 como "The Maryland Gazette".