A família de Jonatan Diniz, o gaúcho que ficou preso por 11 dias na Venezuela, divulgou nesta sexta-feira uma nota de esclarecimento e agradecimento. No texto, os familiares afirmam que não sabiam que sua detenção fosse resultado de um ato premeditado.
"Além de agradecer o apoio de todos, pedimos sinceras desculpas pela atitude reprovável de Jonatan", afirma a nota.
Na quarta-feira, o jovem, que mora nos Estados Unidos, postou no Facebook um vídeo no qual diz ter planejado sua prisão para chamar atenção para sua ONG. A detenção de Jonatan, no dia 26 de dezembro, mobilizou imprensa, Itamaraty, diplomatas brasileiros em Caracas e organizações de defesa dos direitos humanos. Ele foi libertado no último sábado.
Abaixo, a íntegra da nota da família:
NOTA DE ESCLARECIMENTO E AGRADECIMENTO
A família de Jonatan Moisés Diniz vem, por meio desta, manifestar-se em função dos últimas declarações feitas por ele à imprensa e em redes sociais.
Queremos deixar claro que a família envidou todos os esforços para a libertação de Jonatan, o que além de um ato de amor, era sua obrigação moral.
Entretanto, a família jamais imaginou que sua prisão fosse resultado de um ato premeditado. Ficamos estarrecidos ao tomar conhecimento das declarações contidas no vídeo publicado por Jonatan. Isso porque, mesmo de forma independente, Jonatan há tempos está direcionado ao ativismo social.
Após recebida a notícia de sua prisão (mediante contatos de amigos de Jonatan na Venezuela), a família ficou sem chão. Desde 26 de dezembro de 2017 não houve mais contato e as mensagens enviadas apareciam como não tendo sido recebidas. Também não havia qualquer notícia sobre seu real paradeiro. Só restava à família conseguir o apoio possível em busca de notícias.
A imprensa, o governo, as mais variadas correntes políticas, as entidades não governamentais, os grupos e os movimentos de Direitos Humanos e, principalmente, o povo brasileiro e venezuelano mostraram solidariedade e não mediram esforços para tirá-lo da prisão.
Por isso, além de agradecer o apoio de todos, pedimos sinceras desculpas pela atitude reprovável de Jonatan.
Esperamos que entendam, inclusive a mídia, que estivemos neste período todo com nossas vidas direcionadas apenas a este assunto, porém cada um tem seus próprios assuntos a resolver, trabalho, família, estudos... Por isso deixamos claro que não temos intenção alguma de continuar dando declarações à respeito do ocorrido, tudo que tínhamos que dizer já foi dito, e deste momento em diante só quem responde pelo Jonatan é ele próprio.
Obrigado, de coração, a todos que nos ajudaram a superar este episódio. Esperamos que Jonatan possa entender e encontrar o melhor caminho para suas ações sociais.
Balneário Camboriú, 12 de janeiro de 2018.