Donald Trump faz nesta quarta-feira à noite seu primeiro discurso sobre o Estado da União, uma espécie de trailer do que o líder americano pretende fazer em seu primeiro ano de mandato. Além do aumento do orçamento para as forças armadas, prometido nesta terça, veja cinco questões para prestar atenção:
1 - Rússia - Trump tem Vladimir Putin como amigo, mas, dadas as acusações de interferência russa na eleição, ele ainda não conseguiu tirar frutos dessa "amizade". Irá fazer referência a uma maior parceria com a Rússia?
2 - México - O presidente já repetiu algumas vezes depois da posse que irá construir o muro na fronteira, mas vale prestar atenção se insistirá no pagamento da obra pelos mexicanos.
3 - Corte de impostos - É a grande esperança dos empresários para "fazer a América grande de novo". Disso depende sua sobrevivência política.
4 - Imprensa - Depois de proibir a participação de vários jornais nas entrevistas diárias da Casa Branca, Trump usará o discurso para criticar a imprensa, que considera inimiga de seu governo?
5 - Candidato ou presidente? - Um mês depois de assumir, Trump ainda não deixou o discurso belicoso da campanha de lado para passar a ação. Qual será o tom do pronunciamento?
Será às 23h (horário de Brasília).