Hoje é natal para os gremistas. O maior ídolo da nossa história completa 62 anos nesta segunda-feira, dia 9 de setembro. Costumo dizer que tenho uma relação de amor de pai com Renato Portaluppi. Um cara que me irrita de vez em quando pela teimosia, pelas coisas que fala, mas que carrego um amor incondicional por todas as vezes que já me fez feliz. E não foram poucas.
Eu sinceramente acho que existe uma relação de Renato com o Grêmio antes de 2016 e depois. Confesso pra vocês que, mesmo tendo feito tudo o que fez como jogador, sempre achei um relacionamento meio frio. Renato não me parecia fazer questão de estar no cotidiano do clube, talvez pela vida que levava no Rio de Janeiro. Ele raramente era visto em eventos comemorativos por aqui.
Mas depois de tudo o que aconteceu em 2016, parece que estreitamos a nossa relação. Foi um casamento maravilhoso durante seis anos. Renato ajudou a nos tirar da seca de títulos. Embora ele já tenha tido bons resultados antes deste ano marcante, sempre colocando o Grêmio na Libertadores, foi em 2016 que tudo mudou. Campeão da Copa do Brasil passando por Palmeiras, Cruzeiro e Galo. Talvez o título mais marcante na minha vida como gremista, porque pude comemorar do jeito que eu gosto. Aquele grito de campeão estava engasgado há muito tempo.
A cereja do bolo veio em 2017. O Tri da América jamais será esquecido. Renato fez história se tornando o único brasileiro campeão da Libertadores como jogador e treinador. Ele já tinha tido a oportunidade desse título com o Fluminense em 2009, mas quis os deuses do futebol que esse feito viesse com o seu time do coração.
Fora os estaduais, Recopa, Gre-Nais e todas as outras alegrias que tivemos juntos. A mãe de Renato, dona Maria, fez um pedido a ele antes de morrer: "sempre que tiver oportunidade, ajude o Grêmio". Pode ter certeza (como ele mesmo fala) que isso ele fez e faz com maestria.
É verdade que as vezes falha, erra, como todo ser humano. Mas eu não tenho dúvidas que é sempre pensando no melhor do clube. Renato é gremista. É nosso! É patrimônio! Pode ser que o casamento atual não vá tão longe dessa vez e tudo certo. Serei eternamente grata por toda dedicação que sempre teve com o nosso Grêmio.
Feliz aniversário, ídolo! Muita saúde sempre! Vida longa a ti!