O Grêmio vive uma espécie de “disputa por posição” entre os seus auxiliares-técnicos. Com Renato Portaluppi suspenso pelo STJD, três assistentes do treinador podem comandar o time na partida contra o Bragantino, no próximo domingo (15). Afinal, Alexandre Mendes, James Freitas e Marcelo Salles vêm se revezando ao lado do comandante no campo nas últimas partidas.
Renato foi suspenso por quatro jogos nesta semana por ter abandonado a partida contra o Bahia, em maio, antes do fim, em protesto contra a arbitragem. O jurídico tricolor ainda tenta um efeito suspensivo para liberar o treinador de cumprir a pena até o julgamento do recurso. Porém, se o clube não tiver êxito, um dos auxiliares terá que substituir o técnico.
Desde o fim de julho, a pedido da direção, foi estabelecido um revezamento entre os auxiliares de Renato. Antes, a função de ajudar o treinador no campo durante as partidas era exclusiva de Alexandre Mendes, que o acompanha há mais tempo. Nos últimos jogos, porém, os assistentes James Freitas e Marcelo Salles também receberam oportunidades na casamata.
A ideia decorre de uma avaliação feita pelos dirigentes em junho de que Renato precisava de um maior suporte da comissão técnica. Com base nesta premissa, o clube recontratou James Freitas, que estava no Coritiba e já havia tido duas passagens pelo clube, entre 2012 e 2015 e em 2022. A sugestão foi acatada pelo treinador sem qualquer tipo de atrito.
Na derrota para o Corinthians, no dia 7 de agosto, pela Copa do Brasil, James Freitas ficou na casamata ao lado de Renato. Já nos quatro jogos seguintes, contra Fluminense (duas vezes), Bahia e Criciúma, quem esteve à beira do campo foi Marcelo Salles. Neste domingo (1º), contra o Atlético-MG, Alexandre Mendes retornou ao posto.
Diante disso, não há uma definição clara hoje sobre quem seria o "número 2" de Renato e seu substituto natural em caso de suspensão. Contudo, essa decisão será tomada apenas mais perto da partida do Bragantino. Afinal, há otimismo no clube na obtenção de um efeito suspensivo, liberando o treinador para a partida.