Difícil descrever o que vi neste domingo (3) na Arena. Um jogador saudado efusivamente por 50 mil pessoas. Nunca se viu isso na história do Grêmio e do futebol gaúcho. Luisito Suárez nos deixou lições importantes, além de exibir sua extraordinária técnica.
"Deixei tudo no gramado", disse o craque. Sim, ele ensinou a todos nós o comprometimento profissional refletido nesta frase. Ele é competitivo, ele é charrua, ele gosta de jogar e de ganhar. Ganhou mais do que jogos, ganhou reconhecimento de todos e os aplausos que nunca se viu nada parecido.
Um jogador com tal expressão trabalhando com todo interesse serve como exemplo para todos nós. Ele tem a vida resolvida, é milionário, vencedor, mas ainda assim respeita os que lhe pagam salários que são os torcedores e os dirigentes. Lição para todos nós. Obrigado, Suárez. Todos nós nos emocionamos, aprendemos e mostramos reconhecimento a sua passagem por aqui.
Custo-benefício
Foi um dos maiores negócios do futebol brasileiro. E com resultados fantásticos. Guerra e seus companheiros de direção começaram encontrando patrocinador para amenizar uma conta muito alta, afinal o Grêmio estava contratando o quarto maior goleador do planeta. Isso foi inédito.
Depois, com o embalo da torcida, decolou a campanha de sócios. Dobrou o número de associados. E ainda vendeu milhares de camisetas. Se pagou e deu lucro. Como assim? Um jogador que ganha um salário milionário dá lucro? Sim, Suárez deu lucro. Nunca vi nada parecido. E foi ele que levou o Grêmio de volta à Libertadores.
Vou usar como exemplos os dois últimos jogos na Arena. O Grêmio tomou um chocolate do Goiás no primeiro tempo e perdia por 1 a 0. Aí Suarez deu duas assistências e o Grêmio fez dois gols com Ferreirinha e Cristaldo. Neste domingo (3), recebeu um bom passe de Nathan Fernandes e fez o gol da vitória. Simples assim. Imagina se o treinador colocasse o jovem Nathan Fernandes para lhe fazer companhia com 15 rodadas de antecedência.
Mas, enfim, mesmo tendo parcerias muito ineficientes, Suárez foi responsável. Sem ele, acho que o Grêmio estaria disputando para não cair.