Não são poucos os leitores que me escrevem responsabilizando Tite pela eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo. Não consigo ver trabalho de qualidade de um técnico que foi eliminado duas vezes nas quartas de final para times medianos do futebol europeu.
Tite errou demais. Daniel Alves foi uma convocação suicida. Um jogador sub-45 e a Seleção improvisando laterais por não ter quem escalar. Jogar com um volante, crendo que todos os jogadores podem marcar. Não marcam. Ele fez escolhas discutíveis na formação do time.
Até quando não cantou, ou quando cantou com cara de nojo o hino nacional, foi objeto de duras críticas. Hino nacional empolga as pessoas. Tite foi treinador da Seleção Brasileira, algo que também emociona a todos.
Parece ter exigido pouco dos jogadores no combate aos adversários. E, pensando bem, nossa seleção jogou pouco, ou muito menos do que deveria jogar.
O desempenho do treinador brasileiro, junto com o auxiliar técnico que é seu filho — outro erro — foi muito pior do que deveria. Tite tem muita responsabilidade nestes fracassos. Agora, vamos buscar uma solução melhor. Esta afundou mesmo com grandes jogadores.