A direção do Inter deve pagar um milhão de multa para ter Rodinei contra o Flamengo? Este jogador está entre os homens de confiança do treinador. Claro que não chega a ser uma maravilha. Nunca foi. Mas atingiu, com a confiança que Abel Braga lhe dá, um nível de atuação superior ao seu normal.
Futebol se faz muito mais do que com os pés. Rodinei está jogando o que nunca jogou. Agora, repare : se o presidente Alessandro Barcellos ou o vice João Patrício Hermann não pagarem a multa e o Inter perder o jogo, dirão que foi um erro grandioso. Seja qual for a decisão, ela passa por riscos monumentais.
Mas tem também a questão da substituição de Victor Cuesta. Esta conta vai para o colo de Abel Braga. Ele bota Zé Gabriel ? Este jogador foi titular e suas atuações se revezaram entre boas e más. Abel pode pensar em Pedro Henrique ? Um jovem, titular da seleção brasileira sub-20. Só que quase não jogou. Há muito risco na sua escalação.
Tem ainda a possibilidade da improvisação, com o recuo de Rodrigo Dourado e a inclusão de Rodrigo Lindoso no time. Vejam que são soluções sem nenhum caráter de certeza. Todas estão cobertas de riscos. Não terei nenhuma palavra ácida com a decisão que for tomada pelos dirigentes e pelo treinador.
O Inter chega para decidir um Campeonato Brasileiro com problemas evidentes e soluções que precisam ser tomadas diante de um quadro cheio de riscos. Mas, se ganhar o jogo e a competição, tudo estará explicado. Todos estarão sendo elevados à categoria de quase gênios porque o futebol crítica quem perde e não poupa elogios para quem ganha. É a nossa cultura de ver futebol. Por isto que ele é tão bom.
O Flamengo tem uma constelação de craques, mas não consegue jogar um futebol bom e uniforme capaz de se sentir vitorioso num jogo final. Times modestos, como o Ceará, conseguiram vitória no Maracanã. O time do Rogério Ceni tem problemas defensivos importantes, cede grandes espaços para o contra-ataque.
Mas tem suas individualidades que precisam ser cuidadas como se cuida uma criança arteira. Não ouso cravar favoritismo, mesmo sabendo que o Flamengo tem mais time. O rol de dificuldades do time carioca deixa parecer que o Inter pode ter sucesso. Não temos páreo corrido.
O que se prenuncia é um jogo disputado, com forte marcação, onde tudo pode acontecer. Abel terá quatro " volantes" à frente de seus zagueiros e Caio Vidal com Yuri Alberto para explorar os contra-ataques. Não é pouco. Mas as feras flamenguistas precisam ser vigiadas em todos os instantes do jogo. Eles são definitivos. Que jogo, senhores.