São 13 jogos de invencibilidade. Mais do que isso, o time voltou a ter produção de qualidade. De alguma forma, até lembra o melhor Grêmio de Renato. Isso faz renascer a esperança nos torcedores de títulos de repercussão nacional e internacional, que estão ausentes depois da Libertadores de 2017 e da Recopa de 2018.
Na Libertadores, tudo indica já estar confirmada a passagem para as quartas de final, contra Santos ou LDU — um caminho que pode ser tranquilo para os gremistas. Na Copa do Brasil, tem o São Paulo, que se organizou, e o grande desafio pode ser contra o Palmeiras, que deve passar pelo América-MG. O Verdão é um time que recuperou seu futebol, que acrescentou garotos da base, assim como fez o Grêmio, e que está ganhando jogos com qualidade.
E tem ainda o Brasileirão. Os grandes times organizados no Brasil estão perdendo pontos importantes, e ninguém dispara na tabela. Um campeonato diferente dos anos anteriores, quando se sabia na metade da competição quem seria o ganhador. Em 2020, existe rigorosa igualdade entre os principais times. Este é o quadro do que o time gremista terá pela frente.
Trago aqui uma frase do presidente Romildo Bolzan, que afirmou: o Grêmio montou este ano o melhor grupo de todo seu mandato.
Esta frase é significativa. Com algumas contratações pontuais, mas principalmente pelo aproveitamento efetivo de jogadores que vêm da formação nas categorias de base, o técnico Renato Portaluppi tem à disposição mais de um jogador em cada posição.
Tem dois laterais em casa lado, tem seis zagueiros, tem quatro volantes, tem muitos atacantes. A única posição que só tem um jogador é na função de armador — só Jean Pyerre faz esta função com categoria.
Claro que é muito difícil ganhar a tríplice coroa. São três competições com times qualificados como adversários em todas elas, o que torna esta missão quase impossível. Mas o que dá para deixar claro é que o Grêmio tem força para qualquer uma delas. O time encaixou, Renato encontrou uma equipe que dá vitórias e entrega desempenho.
Se vai ganhar ou não, veremos adiante. Os torcedores apostam, pelo menos, num grande título.