Segundo o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, houve desobediência dos dirigentes do Esportivo fazendo os jogadores voltarem a treinar. Na realidade, ele avisou a todos os clubes que a CBF orientou a todos que deveriam ficar parados até o dia 30 de abril, quando então sairia uma nova resolução.
Hocsman falou com os dirigentes do clube de Bento Gonçalves, que disseram ter entendido mal. O que fica claro é que ninguém ainda sabe o que vai acontecer. A CBF faz contatos permanentes com o Ministério da Saúde, mas não consegue informação definitiva. O quadro ainda é sombrio e não há nada que se possa antecipar com segurança.
Desejo
A reunião da Conmebol determinou que tanto Libertadores quanto os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo devem ser jogados. A rodada inicial do torneio de seleções foi marcada para 4 e 8 de setembro. Ela deveria ter sido jogada em março.
Com relação a Libertadores, a entidade pensa em não modificar sua estrutura, mantendo tudo como estava. São manifestações de desejo da Fifa e da Conmebol que devem ser respeitadas, porque precisam realizar suas competições.
O problema é que no meio disto, no Brasil, por exemplo, tem jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil, que clubes e CBF não querem abrir mão. Por mais que os jogos invadam dezembro e até janeiro de 2021, não sei onde irão arrumar datas para tudo isto. Mas, enfim, os interessados tem o desejo de realizar tudo isto num ano atípico.