Como será a volta do futebol? Claro que, num primeiro momento, teremos jogos sem público. Acho que torcedores no estádio, só no ano que vem. Mas como será o trabalho da imprensa nessa retomada? Claro que os câmeras da TV e os repórteres precisarão estar em campo, por exemplo. Mas e o narrador e o comentarista? E as rádios?
Certamente o Alex Bagé, nosso presidente da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), deve estar se informando sobre todos os detalhes. Ele sempre trabalha para facilitar e dar acesso a todas emissoras de rádio e jornais interessados na cobertura dos jogos. Contudo, desta vez, será diferente. Creio que serão liberados os jornalistas dos veículos da cidade dos clubes que estarão em campo.
Imagino um cara na porta do estádio com um aparelho para medir a febre e outro para saber se o jornalista tem a covid-19. Terá de ser um esquema de guerra, para que se possa voltar à atividade com todo cuidado e sem prejuízos que possam determinar retrocessos. São os novos tempos. Todos teremos de ter muitos cuidados.
Gre-Nal
Falei com o diretor médico da Santa Casa de Misericórdia, Antônio Kalil, perguntando sobre o "Gre-Nal mais importante da história", aquele que visa arrecadar dinheiro para que o hospital consiga 80 novos e equipados leitos de UTI, daqueles capacitados para receber os casos mais graves da covid-19. Ele está muito feliz, porque os números já estão perto dos R$ 5 milhões, ou seja, 25 leitos já estão adquiridos. Ainda temos um longo caminho e, por isto, estou chamando a sociedade do Rio Grande do Sul para participar.
Cada um dá o que pode, por menos que seja será importante. A outra alegria do doutor Kalil é que Porto Alegre e o Rio Grande do Sul estão conseguindo resultados importantes de controle da doença. Sempre lamentando as mortes, mas deixando claro que o colapso dos hospitais não deverá acontecer entre nós. Gremistas e colorados nesta importante partida da vida. Anote aí: Banco Banrisul (Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre; CNPJ 92.815.000/0001-68; Agência: 0062; Conta: 06040000-98)