Não sei como o Inter irá se portar nesta quarta-feira (7) no Mineirão. O que sei é que os dois clubes vivem momentos muito diferentes. Mesmo sem ganhar fora de casa no Brasileirão, os colorados estão muito bem na Copa do Brasil e na Libertadores, com grande esperança de conquistar pelo menos um desses títulos. O Cruzeiro, ao contrário, vive uma crise institucional sem precedentes e os reflexos estão estampados no campo de jogo.
No domingo, o Cruzeiro perdeu o clássico mineiro por 2 a 0. Os salários estão atrasados há dois meses. O time não faz gols há sete jogos. Mano brigou com Fred, pela reação inconformada do o centroavante quando o técnico o tirou do time. A tentativa com Pedro Rocha deu certo no jogo em que o Cruzeiro goleou o Atlético-MG por 3 a 0, nas quartas de final da Copa do Brasil, mas depois não funcionou mais.
Em entrevista coletiva, o treinador disse que vai estudar uma forma de surpreender o Inter, já que quase nada está funcionando e o time vem acumulando derrotas. Mano colocou seu cargo à disposição, mas a direção o manteve à frente do time. O técnico está sendo o sustentáculo de uma situação terrível pela qual passa o grande clube mineiro. O Inter tem como problema somente a ausência de D'Alessandro, expulso no jogo contra o Palmeiras. Fora disto, o Inter vive momentos muito bons na Copa do Brasil e na Libertadores.
São muitas as vantagens do Inter contra o Cruzeiro. Mas o confronto apresenta também seus riscos. O Cruzeiro, com Mano Menezes, é o atual bicampeão da Copa do Brasil, que rende uma fortuna para os clubes. O prêmio supera a cifra de R$ 50 milhões, um valor suficiente para salvar a folha salarial dos jogadores. Claro que jogarão pelo dinheiro, mas pelo amor próprio também. Esse é o fator de perigo. Serão jogadores acuados pelos maus resultados, pelas críticas. Estou indo para Belo Horizonte com este quadro a minha frente, mas com a convicção de que posso voltar na quinta-feira com uma vitória colorada e um belo encaminhamento de passagem para a final da Copa do Brasil. O momento é muito mais do Inter.