Há dois anos venho repetindo que, com o nosso clima de Porto Alegre, não tem como um gramado ficar em boas condições para jogar futebol se não tiver boa luminosidade. De nada adianta ficar trocando a grama. Dois ou três meses depois, tudo está estragado de novo.
Fiquei sabendo que a Arena Porto-Alegrense gastou uma verdadeira fortuna para comprar as luminárias que tentam driblar a falta de sol, e ainda assim só foram compradas para 20% do campo. A informação que recebi é de que essas lâmpadas custaram o equivalente a arrecadação de 26 dos 36 jogos que foram disputados pelo Grêmio na Arena no ano passado. Os outros 10 jogos serviram para todas as outras despesas, o que significa dizer que deu grande prejuízo à gestão no ano passado. É do jogo. Ter prejuízo faz parte dos negócios.
A conta de luz aumentou significativamente, e as lâmpadas não foram efetivas para o problema. Os gestores do estádio não podem dar declarações até a próxima segunda-feira (8), por um contrato feito com a Conmebol.
O que fiquei sabendo, agora, é que este alto investimento para comprar luminárias é extremamente grande, e não sei se será feito.