Não gostei da ausência de Anderson Daronco nos dois Gre-Nais decisivos do Gauchão. Ele é um árbitro Fifa e é atualmente é o melhor árbitro do Rio Grande do Sul. Daronco está sendo constantemente chamado pela Conmebol para apitar importantes jogos da Libertadores. Desta forma, encaminha-se para ser o árbitro brasileiro na Copa do Mundo de 2022.
Segundo Diori Vasconcelos, o comentarista de arbitragem da Rádio Gaúcha e de GaúchaZH, a inclusão de Jean Pierre Lima nos sorteios das finais foi um pedido do presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Noveletto. Infelizmente, esta decisão acabou tirando Daronco destes jogos.
Noveletto quis, com este gesto, dar moral para um árbitro que vem se destacando e que, em sua visão, merece um voto de confiança. Nisso, ele tem toda razão. Só que na ânsia de fazer justiça, acabou punindo o futebol e deixando de lado o melhor juiz que temos.
Mesmo assim, estamos na torcida para que Leandro Vuaden, no Beira-Rio, e Jean Pierre Lima, na Arena, tenham grandes atuações. O trabalho, na teoria, pode ficar um pouco mais fácil, já que terá a presença do VAR. Tomara que esta tecnologia não atrapalhe os jogos.