Não entro nesta choradeira de clubes brasileiros que temem ser roubados na Libertadores. Quando jogam bem, ganham. E até, como foi o caso do Grêmio no ano passado, em que foi prejudicado por um pênalti não marcado em Jael no jogo de Porto Alegre. O time gaúcho protestou até junto aos patrocinadores da Conmebol, o que, obviamente, irritou a entidade.
Imaginar que os caras armam para que um clube seja beneficiado e outro prejudicado é infantilidade. E com relação ao apoio ao Cruzeiro de outros clubes, quero lembrar que não apoiaram o Grêmio o ano passado.
Bem faz a direção tricolor não se manifestando. Não é seu o problema. Ou o Cruzeiro disse alguma coisa quando o Grêmio precisou da sua solidariedade? Ou o Palmeiras, cujo presidente prega união dos clubes? Quero ver quando estiver diante de uma situação que o favoreça.
Árbitro de vídeo
Os ingênuos imaginaram ser o VAR a solução de todos os problemas. Esqueceram que no meio disto estão as pessoas. Ouço opiniões de que foi um absurdo a expulsão de Dedé. Outros acham que foi justa. São as pessoas que chegam antes das máquinas com suas subjetividades e opiniões e até interesses. No ano passado, o VAR tirou o River da Libertadores. Viu um pênalti para o Lanús e não viu o que aconteceu a favor do River. No jogo Grêmio e Lanús houve um pênalti claro em Jael. Este ano, não interferiu a favor do Palmeiras quando foi prejudicado contra o Cruzeiro. O presidente do time mineiro não foi ao Rio de Janeiro buscar justiça. Claro, era bom para ele. Mas agora está em Assunção buscando justiça para si. O VAR erra muito porque as pessoas o antecedem. Ele vai trazer benefícios para o futebol, mas também vai trazer dificuldades importantes.
Argentinos
Independiente e River fizeram um grande jogo, apesar do 0 a 0. A decisão está aberta e sem favoritos. Empate com gols classifica o time de Avellaneda. O Boca ganhou do Cruzeiro por 2 a 0 e acho que avançou para a semifinal. Time argentino não costuma entregar vantagens. Vejam que o Estudiantes esteve por um fio de eliminar o Grêmio. É o que eu chamo de tarefa quase impossível para o Cruzeiro do Mano Menezes. Vai ter que jogar muito e não errar se quiser seguir na Libertadores. É duro jogar contra argentinos. O Grêmio pegou o pior deles nesta fase e fez o dever. O melhor ganhou do pior. Grêmio na semifinal.