Decidida a imortalizar a memória do casal Garibaldi, a comunidade italiana recolheu dinheiro no Estado inteiro para erigir um monumento em homenagem aos dois. O resultado encantou Porto Alegre. Esculpido em mármore na Itália, projetado pelo reconhecido artista Filadelfo Simi, o lindo conjunto de estátuas foi inaugurado em 20 de setembro de 1913.
– Custou uma fortuna. São raríssimos os monumentos em mármore no Brasil, a maioria é de bronze. E esse foi um dos primeiros do país a homenagear uma mulher como figura relevante na sociedade – diz José Francisco Alves, professor do Atelier Livre da Prefeitura e autor do livro A Escultura Pública de Porto Alegre.
Instalada na Praça Garibaldi, no limite entre a Azenha e a Cidade Baixa, a obra é sempre apontada como uma das mais importantes do Rio Grande do Sul. Mas é curioso que, nem no bicentenário de Anita Garibaldi – que desde segunda-feira (30) motiva homenagens do governo do Estado, da Brigada Militar e de instituições da sociedade civil –, o monumento seja lembrado. Pelo contrário: o estado dele é de abandono completo.
A estátua de Anita teve o nariz mutilado e os dedos decepados. Se o problema fossem só os vândalos, até daria para entender, mas claramente faz anos que nem um sabãozinho a prefeitura passa ali.
– Em qualquer lugar do mundo, um monumento à pessoa homenageada seria o centro das comemorações, ainda mais com uma obra espetacular como essa. Aqui, não: o monumento é esquecido, depredado, sujo, pichado, defecado, urinado – desabafa o professor José Francisco.
Nos últimos tempos, segundo ele, as pessoas só lembram de obras públicas quando é para botar abaixo. Tudo bem, até se pode discutir a derrubada de estátuas, mas, quando alguma merece ser conservada, celebrada e valorizada, aí ninguém dá a mínima.
Prefeitura promete limpeza
Após a publicação da coluna, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos divulgou uma nota. O texto diz que a limpeza da Praça Garibaldi ocorre regularmente e que, nos próximos dias, haverá corte de grama e renovação de pinturas, além de troca de lixeiras e equipamentos do local.
Especificamente sobre o monumento, a secretaria informa que as pichações serão removidas na segunda-feira (6) e que escultores voluntários vão acompanhar os trabalhos para garantir a preservação da obra.
Por fim, a Secretaria Municipal da Cultura se comprometeu a orçar o restauro da abandonada escultura.