Decidido a fazer do Centro Histórico uma marca de sua gestão, o prefeito Sebastião Melo lança hoje à tarde, em uma cerimônia no Paço Municipal, um detalhado programa de revitalização do bairro.
Fui apresentado às diretrizes do projeto e, de fato, há motivos para acreditar em uma bela transformação nos próximos anos. O objetivo maior é resgatar o que o Centro um dia já foi – um bairro de passeio, com perfil também residencial. Mas, para o curto prazo, já deixo minha sugestão: por favor, prefeito, dê logo um jeito no viaduto da Borges. É uma vergonha o estado de degradação da obra viária mais espetacular de Porto Alegre.
Voltando ao evento de hoje, Melo também vai lançar uma espécie de concurso para receber ideias. Ou seja, propostas que possam ser acrescentadas ao programa de revitalização – as vencedoras vão ganhar uma premiação em dinheiro.
– Tem muita ideia boa por aí. Chega gente o tempo todo propondo novas coisas, então essa iniciativa deve dar vazão a essas contribuições – diz o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer.
Em parceria com o Pacto Alegre, que reúne uma série de instituições, o concurso deve contar com o engajamento das maiores universidades do Estado – UFRGS e PUCRS já estão confirmadas – para a indicação de pesquisadores, estudantes e profissionais liberais.
Na apresentação do projeto de revitalização do Centro, marcada para as 16h de hoje, Melo vai detalhar o planejamento e as ações para os cinco eixos do projeto: 1) infraestrutura e serviços, 2) regime urbanístico e legislação, 3) mobilidade urbana, 4) desenvolvimento econômico, turismo e cultura e 5) segurança e fiscalização.