Foi tudo doado: cadernos, quadro branco, apagador e as 10 classes que receberão crianças com dificuldade para passar de ano. Com 15 metros quadrados, a garagem do pintor de parede Claudio Roberto da Costa, 56 anos, vai virar sala de aula para alunos do Ensino Fundamental que precisam de reforço escolar.
– Qualquer mãe pode bater no meu portão, é tudo de graça – avisa Claudio, morador da Vila Safira, no bairro Mario Quintana, prometendo abrir as inscrições no Dia da Criança.
Cinco professores (alguns de escolas públicas, outros de particulares, como Farroupilha) já toparam lecionar sem cobrar nada. Claudio ainda procura mais voluntários – e pede doações de canetas, lápis e cadernos.
Quem quiser ajudar, basta entrar em contato em facebook.com/ProjetoVoChica. Foi nessa página que a professora Ana Sílvia Gonçalves, 49 anos, da Escola Municipal São Pedro, soube da articulação.
– Vai ser maravilhoso. Nem sempre o professor consegue dar toda a atenção, e a garagem vai ser um ambiente calmo, com atendimento individualizado – antecipa ela.
A intenção é atender crianças do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, mas vai depender dos docentes que se engajarem na causa.
Com Rossana Ruschel