Contrariado com a versão do atual governo, o ex-prefeito de Porto Alegre José Fortunati (PSB) diz que sua gestão nada teve a ver com a decisão de entregar os banheiros públicos da orla para os bares que venceram as licitações.
A coluna mostrou nesta terça-feira (20) que, embora o projeto original previsse 16 sanitários públicos, apenas seis estão abertos à população: boa parte deles foi concedida aos permissionários dos bares, autorizados a limitar apenas aos seus clientes o acesso gratuito.
Ao justificar a mudança, o supervisor de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Alex Souza, afirmou que a decisão fora tomada na administração anterior. Fortunati procurou a coluna para responder:
– Está mais do que na hora de o atual governo assumir suas responsabilidades.
Segundo o ex-prefeito, estava decidido em sua gestão que os banheiros seriam abertos e gratuitos para todos. A manutenção, conforme Fortunati, deveria ficar a cargo da empresa que adotasse a orla – hoje, a adotante é a Uber, mas manter os sanitários não está entre os seus compromissos.
– Se a atual administração entrega a adoção da orla sem previsão de abertura dos banheiros, este não é um problema da gestão anterior – disse o ex-prefeito.