Decidida a reunir pelo menos 200 mil pessoas em uma festa de Réveillon, na nova orla do Guaíba, a prefeitura lança nesta quarta-feira (21) o edital para captar patrocinadores. São 10 cotas previstas: uma master, de R$ 700 mil, e outras nove de R$ 100 mil cada. Não há como ter certeza de que todas serão preenchidas.
Em reuniões com o secretário da Cultura, Luciano Alabarse, representantes de empresas já manifestaram interesse em bancar o evento. A ideia é que a programação comece no meio da tarde do dia 31, com shows de bandas de rock, samba, sertanejo e nativismo.
Desta vez, o palco será montado no imenso deque da orla, que avança sobre as águas do Guaíba. Também deve voltar ao evento o Recanto Místico, que costumava gerar filas enormes de gente em busca das previsões de tarô e búzios. Depois da queima de fogos, à meia-noite, começa o baile de Ano-Novo, que se estenderá madrugada adentro.
Alabarse faz o que pode para garantir o maior evento possível – nos bastidores, sabe-se que o ideal seria ter começado a organização muito antes. Empolgado com o solavanco de autoestima que a cidade ganhou com a orla, o prefeito Marchezan bateu o martelo sobre a festa somente no final de outubro.
Menos mal: abdicar do evento nos últimos dois anos foi um retrocesso para uma metrópole que, com 1,5 milhão de habitantes, lembrava um cemitério na noite de celebração mais popular do mundo.