Ao menos 20 deputados farão parte da Frente Parlamentar Cete Vivo, que será instalada na próxima terça-feira (5), às 13h30min, na Assembleia Legislativa. O objetivo é discutir o efeito da construção da nova Escola de Bombeiros no terreno do Cete e levar uma manifestação oficial dos parlamentares até o governo do Estado.
Presidente da frente, o deputado Frederico Antunes (PP) afirma que os políticos vão "entrar com força total" para tentar impedir a instalação do complexo militar no Menino Deus. Segundo ele, o objetivo do grupo é, após a abertura dos trabalhos, atravessar a rua para conversar com o chefe da Casa Civil sobre o assunto.
– Temos uma ideia de não mexer no que está dando certo. O Cete sempre foi uma área destinada ao esporte. Então, que se busque outro espaço capaz de abrigar os bombeiros – diz Antunes.
José Paulo de Oliveira Barros, presidente da Associação de Moradores do Menino Deus, avalia a criação da frente parlamentar como um passo significativo na tentativa de impedir que a obra dos bombeiros seja feita no bairro.
– É importante ver representantes da sociedade defendendo essa pauta, estamos muito esperançosos por um final feliz – comenta.
Desde que a construção da Escola de Bombeiros foi anunciada, moradores do Menino Deus e frequentadores do Cete vêm se organizando para tentar impedi-la. Nos últimos meses, o grupo lançou um abaixo-assinado, ganhou apoio de vereadores da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude, conseguiu que o Ministério Público instaurasse um inquérito para avaliar o impacto da obra no local e teve um encontro com o secretário adjunto da Segurança Pública discutir possíveis alternativas.