As obras inacabadas e o histórico 7 a 1 sofrido pela Seleção Brasileira não foram as únicas heranças deixadas pela Copa do Mundo de 2014. A fan fest, evento organizado pela Fifa nas cidades-sede com telões e shows antes das partidas, deve se repetir este ano em Porto Alegre.
Segundo o coordenador do escritório de eventos da prefeitura, Antônio Gornatti, ao menos três marcas de cerveja já procuraram o município dispostas a organizar festas semelhantes durante os jogos da Seleção na Copa da Rússia, que começa em 14 de junho.
A prefeitura já recebeu os projetos, e deve ter uma definição de empresas e locais até a próxima semana. A expectativa é de que a festa role em dois lugares da cidade – o Largo Glênio Peres e o Anfiteatro Pôr do Sol são os pontos favoritos.
A Cidade Baixa foi uma das sugestões das marcas, mas os recentes problemas da João Alfredo fizeram com o que o escritório descartasse a possibilidade de autorizar bloqueios nas ruas do bairro.
– Como os jogos são em horário comercial, não faria muito sentido interromper o trânsito para a instalação dos equipamentos – explica Gornatti.
Em 2014, a fan fest de Porto Alegre foi uma das maiores do país. Ao longo de um mês de competição, o telão instalado no Anfiteatro Pôr do Sol recebeu mais de 320 mil espectadores de diferentes nacionalidades. O recorde foi registrado na partida entre Argentina e Argélia, que se enfrentaram no Beira-Rio, quando 29 mil pessoas se reuniram.