Deve ser publicado nesta segunda-feira o decreto do prefeito Nelson Marchezan com as novas regras para a noite na Cidade Baixa. O governo lançará também um “plano de ação” — que inclui panfletagem e conversa com frequentadores durante a madrugada — para garantir o cumprimento das normas e, com isso, minimizar os excessos especialmente na Rua João Alfredo.
Bares, mercados e minimercados sem espaço para receber clientes dentro do estabelecimento ficarão proibidos de funcionar depois da meia-noite.
O decreto ainda regulamenta o que já diz o Código de Trânsito: qualquer carro com som audível do lado de fora está sujeito a guincho e multa. Já os restaurantes (bares, não) estarão livres para funcionar 24 horas.
— As novas regras entrarão em vigor em 30 dias. Depois dessa fase de adaptação, vamos para a rua com forte fiscalização envolvendo Brigada Militar, EPTC, Vigilância Sanitária, Smic, Procon, Smams, Conselho Tutelar, Polícia Civil, Deca e Deic — promete o secretário adjunto de Relações Institucionais, Carlos Siegle.
O lixo depositado nas calçadas, conforme o novo decreto, ficará sob responsabilidade dos estabelecimentos do bairro. Portanto, são os proprietários que deverão providenciar a limpeza.