Mais uma vez a realidade imita a ficção. A plataforma de genealogia MyHeritage lançou recentemente um programa de inteligência artificial chamado Deep Nostalgia, que anima imagens de fotografias antigas. É, ao mesmo tempo, fascinante e perturbador.
Você pega a foto do seu bisavô, que viveu e morreu antes da invenção dos irmãos Lumière, lança no aplicativo e o velho começa a mover o rosto, piscar e sorrir, como se estivesse acordando de uma longa hibernação.
De alguma maneira, lembra os quadros da Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts, das histórias de Harry Potter, em que as imagens se mexem. Algumas figuras até falam e se movimentam de um quadro para o outro, por conta da prodigiosa imaginação da escritora J.K. Rowling. A tecnologia está quase lá. A animação mexe com nossas barreiras emocionais, principalmente quando rostos de pessoas queridas que já se foram retomam os movimentos da vida. As reações são variadas: algumas pessoas se encantam, outras se assustam.
Dá, também, para brincar com um passado mais suave. Eu mesmo fiz essa experiência com minha foto dos 20 anos. Na primeira piscadela da imagem, porém, fiquei com a impressão de que aquele jovem cabeludo e sem barba estava me ironizando. Ainda assim, intuitivamente, pisquei de volta como se estivesse hipnotizado pelo espelho do tempo.
Outra brincadeira igualmente criativa feita por autor anônimo resultou num vídeo bem curioso no YouTube, no qual pinturas e retratos de Jesus Cristo, George Washington, Napoleão Bonaparte, Nicola Tesla, Thomas Edison, Mozart, Beethoven, Leonardo da Vinci, Albert Einstein e Abraham Lincoln fazem caras e bocas depois de serem submetidos à nostalgia digital. Só falta Einstein mostrar a língua para nós.
Na ficção do pequeno bruxo, as imagens dos quadros se mexem porque são submetidas ao feitiço denominado Animus corpus, que também tem efeito sobre fotografias de jornais de papel. No Deep Nostalgia, as velhas fotos animadas confundem nosso cérebro e nossos sentimentos, mostrando que o feitiço tecnológico se torna a cada dia mais desafiador.